9 de mar. de 2019

CAR – CADASTRO AMBIENTAL RURAL - ANÁLISE DOS DADOS / 2018.


Fonte de dados: SICAR – Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural / Serviço Florestal Brasileiro.

Os dados do CAR, relativos a 2018, demonstram que o Brasil possui 5.498.416 imóveis cadastrados, somando uma área cadastrada de 503.834.037 hectares. Registra-se que nestes totais estão computados 26.670 imóveis rurais, que totalizam 32.836.553 hectares e que encontram-se em Unidades de Conservação da Natureza de Uso Sustentável, onde permite-se a permanência de populações tradicionais. Estes imóveis rurais estabelecidos nestas Unidades de Conservação representam somente 0,49% do número total das propriedades registradas no CAR, contudo, sua área equivale à 6,52% da área total cadastrada no CAR.
Considerando, de acordo com o IBGE (2017 / publicado no D.O. nº 124 de 26/06/2018), a área do território nacional em 851.575.909 hectares, observa-se que a área total das propriedades rurais no Brasil, de acordo com o CAR – Cadastro Ambiental Rural representa 59,16% do território brasileiro. Abaixo, apresenta-se, por regiões brasileiras, a divisão destas áreas e das propriedades rurais, segundo o CAR.



O que se observa, dos gráficos acima, é que a maior área cadastrada no CAR pertence à Região Norte, que, entretanto, possui o segundo menor número de propriedades rurais registradas no Cadastro. Destaca-se que a Região Nordeste apresenta o maior número de imóveis rurais cadastrados no CAR e que, a Região Centro Oeste, maior produtora de grãos do Brasil, é a que possui o menor número de imóveis cadastrados. No gráfico abaixo são apresentados os dados de área regional em hectares, a área cadastrada do CAR em hectares e o percentual destas em relação à área regional.


Nota-se, nos gráficos acima, que a Região Centro Oeste é a que possui maior área cadastrada no CAR em relação à sua área territorial, seguida pelas regiões Sul e Sudeste; estas três regiões são as principais produtoras do país.
Da área das propriedades rurais cadastradas no CAR, 205.030.237 hectares são áreas com Remanescentes de Vegetação Nativa, que correspondem à 40,69% da área total cadastrada das propriedades. As áreas de Reserva Legal (RL) somam 114.983.978 hectares, equivalentes à 22,82% da área dos imóveis rurais; as Áreas de Preservação Permanente (APP) possuem 21.318.976 hectares, que representam 4,23% da área das propriedades cadastradas no CAR. De acordo com os dados cadastrados no CAR, o Brasil possui 1.750.882 nascentes. Abaixo, gráfico com o número de nascentes por estado no Brasil.


Efetivamente, o berço das águas do Brasil é o Estado de Minas Gerais, suas quase 300 mil nascentes representam 17,09% do total das nascentes em território nacional, que estejam declaradas no CAR. Apenas quatro estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso, contêm em seus territórios 56,80% das nascentes do Brasil.
Um dado importante, extraído do CAR, apresentado nos gráficos abaixo, são as áreas remanescentes de vegetação nativa contidas em cada estado e sua relação com a área cadastrada das propriedades rurais.




Como se pode observar pelos gráficos acima, Amazonas, Mato Grosso e Pará são os estados que possuem a maior área de vegetação nativa remanescente do país, presumivelmente em função de suas grandes extensões territoriais.
Observa-se também, que os estados da Região Amazônica são os que possuem o maior percentual de áreas de vegetação nativa remanescentes em relação à área das propriedades rurais, devendo-se ter consideração, neste contexto, pela legislação ambiental diferenciada para o Bioma Amazônico, com restrições mais severas ao desmatamento.