30 de jun. de 2016

LOGÍSTICA - OPERAÇÕES INBOUND E OUTBOUND NOS TRANPORTES

São dois os dois tipos de gestão de transporte bastante utilizados em diversos segmentos, o sistema de gestão de transporte inbound e o sistema de gestão de transporte outbound:

Inbound
Este sistema caracteriza-se por ser um tipo de gestão onde o fluxo de componentes é feito a partir dos fornecedores, e portanto também se pode denominar por sistema de gestão de entrada. Tratando do transporte de materiais, controla o recebimento e a descarga, estrutura as janelas de abastecimento e planeja o retorno das embalagens. Alguns serviços caracterizados como serviços de gestão inbound são:

ØJust-in-time para fornecedores de grandes dimensões;
ØMilk Run para fornecedores com tempos de entrega menos críticos;
ØServiços de consolidação;
ØControle da qualidade.

Outbound
Em contraposição ao sistema inbound, existe o sistema de gestão de transporte outbound ou de chegada. Este sistema tem como base a condensação do fluxo de todos os produtos numa única fonte, que pode ser uma fábrica, um armazém ou outro local próprio para o efeito. Atua após o processo produtivo, iniciando com o planejamento da distribuição das mercadorias até os clientes finais – ou seja, é todo o processo logístico que tem início quando a produção está completa e precisa ser escoada. Deste modo, a gestão de frete Outbound é a responsável por contratar, planejar e monitorar o transporte dos produtos acabados até seus clientes. Isso envolve contratação de transportadores, planejamento de rotas, monitoramento de entregas e planejamento de trocas e devoluções. Entre seus serviços estão:

ØFrotas dedicadas;
ØTransporte de Urgência / Expresso;
ØTransporte especializado.

A gestão dos fretes Inbound e Outbound se assemelham muito em relação há alguns aspectos, principalmente em relação aos modelos de negociações das transportadoras que, geralmente, utilizam as mesmas tabelas de fretes.

As principais diferenças estão relacionadas, principalmente, ao mapeamento dos indicadores que, no frete inbound, são invertidos. A gestão dos prazos, por exemplo, tem a cidade do fornecedor como ponto de partida e da empresa como ponto de chegada, diferentemente do frete outbound. Da mesma forma, esta ótica deve ser aplicada à gestão dos valores. No frete inbound, há também a necessidade de alguns indicadores específicos, como por exemplo, a gestão do tempo para a coleta das mercadorias no fornecedor ou cliente, quando se tratar de devoluções.